terça-feira, 20 de julho de 2010

Como se livrar dos acaros

Atualmente, milhões de brasileiros sofrem com o agravamento de suas crises de alergia respiratória. Como se não bastassem as mudanças no clima, a umidade e a poluição, o inimigo está também em casa: o ácaro!


O que são ácaros de poeira?
Os ácaros de poeira são aracnídeos (pertencem à família das aranhas) e podem ser vistos através de um microscópio comum.

Como os ácaros vivem?
Os ácaros preferem locais com umidade relativa acima de 50% e temperaturas de 18º a 26º C. Os ácaros da poeira raramente são encontrados em climas secos e em grandes altitudes. Os ácaros da poeira doméstica alimentam-se principalmente de descamação de animais e humanos, fungos e outros restos encontrados em ambientes humanos. Manter sua casa sem poeira ajuda a diminuir a população de ácaros.

Agentes alérgenos
Os principais agentes alérgenos, são: a poeira doméstica, ácaros, fungos, saliva e pêlos de animais, penas e baratas. Evitar todos esses alérgenos é uma das primeiras recomendações para o controle dos sintomas alérgicos, disso depende o sucesso do tratamento. Não se pode esquecer que medidas simples de higiene ambiental (como passar pano úmido na casa) e revestir os colchões e travesseiros com capas plásticas ou tecidos impermeáveis, demonstram grande eficácia e baixo custo.

Tipos de alergia
Os tipos de alergia mais conhecidos, sâo: rinite alérgica, rinite sazonal e rinite persistente. Outros alérgenos podem estar presentes em medicamentos, plantas, alimentos e venenos de insetos e podem causar uma grande variedade de sintomas diferentes daqueles associados à rinite alérgica.
Rinite alérgica
É um termo médico que se refere à inflamação da membrana do nariz causada por reações alérgicas. É a doença crônica mais comum em seres humanos normalmente surge na infância e juventude. O fator de risco mais significante para desenvolver a rinite alérgica é a história familiar de alergia.

Rinite sazonal
Esse tipo de alergia se caracteriza por aparecer repetidamente somente em algumas épocas
do ano.

Rinite persistente
A rinite persistente está normalmente associada à sensibilização aos alérgenos presentes dentro de casa, como os ácaros e o pó. Os sintomas dessa rinite são semelhantes aos da rinite sazonal, mas não são idênticos. Quem tem rinite persistente sofre menos com espirros, olhos vermelhos e lacrimejantes mas, no entanto, essas pessoas geralmente apresentam prurido nasal, coriza e obstrução nasal crônica.

Outono e inverno: maior incidência

No outono e no inverno, em razão do tempo seco, os ácaros secam. Suas carcaças e fezes, suspensas no ar, tornam-se as maiores responsáveis pelas crises alérgicas. Quando aspiradas irritam as mucosas do nariz, da garganta e do pulmão, provocando rinite, sinusites e bronquite. A presença de 500 indivíduos por grama de poeira é suficiente para causar uma crise alérgica. É impossível livrar as residências dos ácaros. A saída é tentar controlar a quantidade de ácaros, fazendo com que ela fique abaixo da concentração capaz de causar crise alérgica.

Locais de concentração dos ácaros

O estrado da cama é o local da casa onde há maior concentração de ácaros. Ali a quantidade desses parentes microscópicos da aranha é, em média, três vezes maior do que na parte de cima da cama. Depois do colchão, o sofá, o tapete, a despensa e a cortina aparecem como os esconderijos prediletos dos bichinhos. A revelação faz parte de uma pesquisa da Unicamp e entrou para o "Anal of Allergy", uma publicação científica internacional. O trabalho se baseou em amostras de poeira coletadas em 58 casas de Campinas e resultou em uma tese dedoutorado e uma dissertação de mestrado.

Segundo Celso Henrique de Oliveira, pesquisador do Departamento de Pediatria da Unicamp, uma pessoa adulta libera cerca de cinco gramas de pele por semana, sendo que duas gramas estão no colchão. "Na cama, comida é o que não falta para eles", diz o médico. Por isso, manter a higiene da casa é fundamental para combater os ácaros.

Dicas para manter a casa
distante da população de ácaros:

01 - Cobrir colchões e travesseiros com capas antialérgicas.
02 – Virar o colchão a cada 15 dias.
03 - Travesseiros e almofadas com penas e algodão devem ser substituídos por outros materiais antiácaros. Por exemplo: látex.
04 - O estrado da cama é o local da casa onde há maior concentração de ácaros. Manter o estrado sempre limpo.
05 - Usar desumidificador para reduzir a umidade relativa do ar para 45% ou menos.
06 - Retirar tapetes, carpetes, móveis estofados, animais peludos e materiais amontoados, especialmente dos quartos.
07 – Retirar as cortinas de tecido e substituir por persianas plásticas.
08 – Manter a casa arejada e iluminada. Ambientes ensolarados evitam o surgimento de bolor (fungos).
09 - A casa (especialmente o quarto) deve estar sempre limpa. O uso do pano úmido na limpeza é uma forma eficaz de remover a poeira. Passar aspirador de pó pelo menos uma vez por semana, usando saco HEPA.
10- Evitar fazer refeições na cama ou no sofá (os “restos” podem servir de alimento
para os ácaros).

Fonte: www.destaquesp.com/index.php/Saude/Prevencao/acaro-vilao-da-rinite-alergica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário